Atividades de Matemática
Nome.................................................................turma..72..data................Profª. Nilza T. Amaral
Resolva os problemas:
Marcos tem 275 figurinhas. Felipe tem 187 a mais que Marcos e Sandro tem 363. Quantas figurinhas tem os três?
Uma doceira fez num mês 75 bolos de chocolate, 570 brigadeiros, 35 bolos de laranja, 350 surpresas de uva , 59 torta de limão e 440 olhos-de-sogra. Quantos docinhos ela fez?
Luciano nasceu em 1972 e tem um irmão 7 anos mais velho. Em que ano nasceu o irmão de Luciano?
A diferença entre dois números é 48 e o minuendo é 72. Qual é o subtraendo?
A soma de três números é 7.168. O primeiro é 2.481 e o segundo, 3.963. Qual é o terceiro?
Numa escola havia 1.400 alunos, sendo 380 no primeiro período e 430 no segundo. Quantos alunos há no terceiro período?
Em que ano completou 32 anos uma pessoa que fez 48 anos em 1995?
Numa adição a primeira parcela é 304, a segunda 68 a menos que a primeira e a terceira é o dobro da segunda. Qual é o total?
Em uma escola há 3.500 alunos, dos quais 0,6 são meninas e o estante, meninos. Quantos são os meninos?
Leo e Paulo têm juntos 280 carrinhos. Leo tem 0,3 desse número e Paulo tem o restate. Quanto carrinhos tem Paulo?
Trinta pessoas, rapazes e moças, resolveram fazer um passeio de ônibus pela cidade, pelo qual pagaram R$ 30,00 . Como os rapazes tiveram que arcar sozinhos com a despesa, a quantia a pagar de cada um ficou aumentada R$1,50. Quantas moças havia?
Conjunto é uma coleção de objetos, pessoas, animais e etc.
Exemplo:
O conjunto da família do Leo
A = { pai, mãe, irmãos e irmãs, vô, vó }
Baseado no exemplo faça o que se pede:
a) faça o conjunto dos dias da semana.
b) faça o conjunto das estações do ano.
c) Faça o conjunto dos números impares do 2 até o 18.
d) Faça o conjunto dos meses do ano que comece com a letra J.
e) faça o conjunto os números pares de 5 até 21.
f) faça o conjunto das consoantes do alfabeto.
g) Conjunto das letras da palavra arara.
Exemplo: A = { 1,2,3,4,5,6,7,8,9 . . . } = conjunto dos números naturais.
Baseado no exemplo, faça o que se pede:
A = { 5,7,9,11 . . .} =
B = { a,e,i,o,u,} =
C = { outono, inverno, primavera, verão } =
D = { 365 dias } =
A = { 2,4,6,8,10,12,14,16,18, . . .} =
C = { março, maio } =
B = { dó, ré, mi, fá, sol, lá, si } =
A = { nova, crescente, cheia e minguante } =
Calcule o valor das expressões:
82 – 8 x 7 : ( 4 – 1 x 3 ) =
70 – [ 12 + ( 5 x 2 – 1 ) + 6] =
8 : 2 + [ 15 - ( 4 x 2 + 1) ] =
9 + [ 4 + 2 x ( 6 – 4 ) + ( 2 + 5 )] – 8 =
50 + { 10 – 2 X [ ( 6 + 4 : 2 ) – ( 10 - 3)]} =
180 : { 10 + 2 x [ 20 – 45 : ( 13 – 2 x 5)]} =
45 + [( 8 x 5 – 10 : 2 ) + ( 18 : 6 – 2 )] =
50 – 2 x { 7 + 8 : 2 – [ 9 – 3 x ( 5 – 4 )]} =
100 – 3 x { 5 + 8 : 2 – [ 8 – 3 x ( 7 – 6 )]} =
15 + [( 3 x 6 – 2 ) – ( 10 – 6 : 2 ) + 1] =
50 – { 40 – 3 x [ 5 – ( 10 – 7 )]} =
{ [ ( 10 + 4 ) : 2 – 1 ]} : { 3 x 2} =
{[ 13 + ( 21 : 3 ) ] : 5 + 2 } – 2 =
9 – { 2 + [ ( 4 x 2 ) : 8 + 1] + 3} =
{ 8 – [ 4 – ( 3 x 2 ) : 3 ]} + 5 =
13 + { 8 +[ ( 24 : 3 ) : 4 ] + 3 } + 2 =
{ 5 + [ ( 3 x 2 – 1 ) + 4 x 2 ]} – [ 7 x 2 – 5 ] =
Atividades de Matemática
Nome....................................................turma..74..data................Profª. Nilza T. Amaral
Resolva os problemas:
Marcos tem 275 figurinhas. Felipe tem 187 a mais que Marcos e Sandro tem 363. Quantas figurinhas tem os três?
Uma doceira fez num mês 75 bolos de chocolate, 570 brigadeiros, 35 bolos de laranja, 350 surpresas de uva , 59 torta de limão e 440 olhos-de-sogra. Quantos docinhos ela fez?
Luciano nasceu em 1972 e tem um irmão 7 anos mais velho. Em que ano nasceu o irmão de Luciano?
A diferença entre dois números é 48 e o minuendo é 72. Qual é o subtraendo?
A soma de três números é 7.168. O primeiro é 2.481 e o segundo, 3.963. Qual é o terceiro?
Numa escola havia 1.400 alunos, sendo 380 no primeiro período e 430 no segundo. Quantos alunos há no terceiro período?
Em que ano completou 32 anos uma pessoa que fez 48 anos em 1995?
Numa adição a primeira parcela é 304, a segunda 68 a menos que a primeira e a terceira é o dobro da segunda. Qual é o total?
Em uma escola há 3.500 alunos, dos quais 0,6 são meninas e o estante, meninos. Quantos são os meninos?
Leo e Paulo têm juntos 280 carrinhos. Leo tem 0,3 desse número e Paulo tem o restante. Quanto carrinhos tem Paulo?
Trinta pessoas, rapazes e moças, resolveram fazer um passeio de ônibus pela cidade, pelo qual pagaram R$ 30,00 . Como os rapazes tiveram que arcar sozinhos com a despesa, a quantia a pagar de cada um ficou aumentada R$1,50. Quantas moças havia?
Conjunto é uma coleção de objetos, pessoas, animais e etc.
Exemplo:
O conjunto da família do Leo
A = { pai, mãe, irmãos e irmãs, vô, vó }
Baseado no exemplo faça o que se pede:
a) faça o conjunto dos dias da semana.
b) faça o conjunto das estações do ano.
c) Faça o conjunto dos números impares do 2 até o 18.
d) Faça o conjunto dos meses do ano que comece com a letra J.
e) faça o conjunto os números pares de 5 até 21.
f) faça o conjunto das consoantes do alfabeto.
g) Conjunto das letras da palavra arara.
Baseado no exemplo, faça o que se pede:
Exemplo: A = { 1,2,3,4,5,6,7,8,9 . . . } = conjunto dos números naturais.
A = { 5,7,9,11 . . .} =
B = { a,e,i,o,u,} =
C = { outono, inverno, primavera, verão } =
D = { 365 dias } =
A = { 2,4,6,8,10,12,14,16,18, . . .} =
C = { março, maio } =
B = { dó, ré, mi, fá, sol, lá, si } =
A = { nova, crescente, cheia e minguante } =
Calcule o valor das expressões:
82 – 8 x 7 : ( 4 – 1 x 3 ) =
70 – [ 12 + ( 5 x 2 – 1 ) + 6] =
8 : 2 + [ 15 - ( 4 x 2 + 1) ] =
9 + [ 4 + 2 x ( 6 – 4 ) + ( 2 + 5 )] – 8 =
50 + { 10 – 2 X [ ( 6 + 4 : 2 ) – ( 10 - 3)]} =
180 : { 10 + 2 x [ 20 – 45 : ( 13 – 2 x 5)]} =
45 + [( 8 x 5 – 10 : 2 ) + ( 18 : 6 – 2 )] =
50 – 2 x { 7 + 8 : 2 – [ 9 – 3 x ( 5 – 4 )]} =
100 – 3 x { 5 + 8 : 2 – [ 8 – 3 x ( 7 – 6 )]} =
15 + [( 3 x 6 – 2 ) – ( 10 – 6 : 2 ) + 1] =
50 – { 40 – 3 x [ 5 – ( 10 – 7 )]} =
{ [ ( 10 + 4 ) : 2 – 1 ]} : { 3 x 2} =
{[ 13 + ( 21 : 3 ) ] : 5 + 2 } – 2 =
9 – { 2 + [ ( 4 x 2 ) : 8 + 1] + 3} =
{ 8 – [ 4 – ( 3 x 2 ) : 3 ]} + 5 =
13 + { 8 +[ ( 24 : 3 ) : 4 ] + 3 } + 2 =
{ 5 + [ ( 3 x 2 – 1 ) + 4 x 2 ]} – [ 7 x 2 – 5 ] =
Atividades de Matemática
Nome................................................................turma..84..data................Profª. Nilza T. AmaralC
Conjunto dos números inteiros(Z ).
Z = { . . .- 7, - 6, - 5, - 4, - 3, - 2, - 1, 0 , + 1, + 2, + 3, + 4, + 5, + 6, + 7, . . .} =
Baseado no conjunto acima, responda:
Quais são os números inteiros negativos?
Quais são os números inteiros positivos?
Qual o número inteiro que não é nem positivo e nem negativo?
Escreva em ordem crescente os números negativos usando o conjunto Z.
Escreva o símbolos matemáticos:
Exemplo: mais dois = +2
Mais sete
Menos treze
Mais quatro
Menos vinte
Positivo nove
Positivo noventa
Negativo dezessete
Menos vinte e sete
Mais dez
Mais trezentos e quarenta e sete
Menos quinze
Menos trinta e cinco
Negativo setenta e dois
Positivo cem
Determine o oposto de cada número:
Exemplo : O oposto de +1 é – 1
Oposto de – 4
Oposto de + 16
Oposto de – 109
Oposto de + 55
Oposto de 117
Oposto de – 32
Oposto de – 7.620
Oposto de 1.000,00
Qual é o número maior ?
+ 1 ou – 10
+ 30 ou 0
– 20 ou 0
+10 ou – 10
– 20 ou – 10
+ 20 ou – 30
– 50 ou + 50
– 30 ou – 15
– 1 ou + 1
Resolva as adições em Z :
A soma de dois números positivos é um número positivo |
(+ 2) + ( + 5) = 2 + 5 = + 7
(+ 1) + ( + 4 )=
(+ 6 ) + ( + 3 ) =
(+ 2 ) + ( + 5 ) =
(+ 1 ) + ( + 6 ) + ( + 2 ) =
(+ 3 ) + ( + 5 ) + ( + 2 ) =
(+ 10 ) + ( + 4 ) + ( + 6 ) =
(+ 23 ) + ( +14 ) + ( + 7 ) =
(+ 16 ) + ( + 10 ) + ( + 31 ) =
(+ 43 ) + ( + 19 ) + ( + 4 ) =
Resolva as subtrações em Z :
A soma de dois números negativos é um número negativo. |
( - 2 ) + ( - 3 ) = - 2 - 3 = - 5
( -1 ) + (- 1 ) =
( - 7 ) + ( - 2 ) =
( - 10 ) + ( - 3 ) =
( - 5 ) + ( -5 ) =
( - 8 ) + ( - 4 ) =
( - 6 ) + ( - 2 ) =
( - 9 ) + ( - 7 ) =
( -1 ) + ( - 6 ) =
( - 4 ) + ( - 8 ) =
Calcule :
5 + 3 =
1 + 4 =
– 4 – 2 =
– 3 – 1 =
6 + 9 =
7 + 8 + 1 =
5 + 6 +3 =
– 14 – 3 =
– 5 – 5 =
Calcule :
8 – 3 =
1 – 2 – 3 =
6 – 3 + 2 + 9 =
– 7 – 6 + 4 – 2 =
– 1 – 8 + 10 – 3 =
– 5 + 6 – 3 + 2 – 7 =
+ 4 – 5 + 2 – 1 – 8 =
– 7 + 4 – 3 + 3 – 5 + 6 =
6 + 5 – 8 + 7 – 1 – 2 – 5 + 5 =
10 – 13 + 2 – 1 + 7 – 6 + 4 =
Atividades de Matemática
Nome................................................................turma..94..data................Profª. Nilza T. Amaral
Calcule as expressões com frações:
3/8 x 3/5 +2/5 =
5/8 – 1/6 x 1/4 =
– 3/4 x 8/9 =
–1/4 + 3/2 x 1/3 =
8/5 x – 1/4 + 3/5 x 2/6 =
Faça o que se pede:
Dê dois exemplos de números racionais e justifique sua resposta.
O número 0,66 é um número racional? Justifique sua resposta.
Dê dois exemplos de números Irracionais. Explique sua resposta.
Resolva os problemas:
Se 3/5 de um carro valem R$ 900,00, qual o preço do carro?
Duas pessoas tem juntas R$ 2.400,00. Quanto tem cada uma , se a primeira possui R$ 180,00 a mais que a primeira?
Uma pessoa vende um objeto por R$ 378,00 com um lucro de R$ 153,00. Por quanto deveria vender se quisesse ganhar o triplo?
Um operário ganha por dia R$ 120,00 por dia de trabalho e paga multa de R$ 50,00 por dia de falta não justificada. Depois de 60 dias recebe R$ 6.350,00. Quantos dias efetivos ele trabalhou?
Um livro tem 100 páginas, quanto vale ¼ dessas páginas?
Marta comprou 2 blusas e 3 calças. Cada blusa custa R$28,00 e cada calça R$ 36,00. Ela pagou com duas notas de R$ 100,00. Quanto Marta recebeu de troco?
Um carro deve percorrer uma distância de 75 km. Ele já percorreu 5/10 da distância. Quantos metros do percurso ele já fez?
Gastei 0,6 de uma folha de papel para fazer uma pipa. Quanto gastarei para fazer 100 pipas?
Tenho 0,60 de uma folhas de papel, que preciso cortar em pedaços de 0,12 cada um para fazer bandeirinhas. Quantos pedaços vou cortar?
Eliana comprou 25m de cambraia e 12 m de seda por R$ 4,80. Pergunta-se quanto custou o metro de cada fazenda , sabendo-se que o metro de cambraia custa menos R$0,03 que o metro de seda?
Identifique se é monômio, binômia, trinômio ou polinômio nas expressões algébrica:
X + x + 5
Xy
X + 2y – 5x + 6
3xyz7
6yxy
3a + 6b – 8c + 6ª
XX + yy 4x – 9y – 2
7
3b – 5c – a
5c+ 3a + 1
2a + 5a
Destaque dos monômios, os coeficientes numéricos e a parte literal dos números:
Exemplo : 12xzy coeficiente = 12 parte literal = xzy
7x
– 5xy
3/5 bac
– 6/12 yxyt
54 adce
9 xzyz
– 10 abcd
– xkxy
2y
Acbde
– cdet
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