segunda-feira, 6 de abril de 2020

Guilherme - Ciências- 7° ano

Atividade 4: Estudar o conceito de Biodiversidade.

O que é Biodiversidade

A definição mais conhecida de biodiversidade foi definida pela Convenção sobre a Diversidade Biológica, assinada no Brasil, durante a Rio-92. Assim, a biodiversidade significa:

"a variabilidade de organismos vivos de todas as origens; compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas".

Atualmente, a biodiversidade é considerada em três níveis:

  • Diversidade de espécies: É a riqueza de espécies existentes. Inclui todos os organismos da Terra, dos mais simples aos mais complexos.

  • Diversidade genética: É a diversidade de genes entre os indivíduos de uma espécie.

  • Diversidade de ecossistemas: É a diversidade de ecossistemas nos quais as comunidades biológicas habitam e interagem.

Todos os níveis são fundamentais para a sobrevivência das espécies, incluindo da espécie humana.

Os ambientes mais ricos em quantidade de espécies no planeta são: as florestas tropicais, os recifes de corais, os grandes lagos tropicais e as profundezas do mar.


Leia as informações acima e assinale com a alternativa correta:

1 - Diversidade de espécies    2 - Diversidade genética    3 - Diversidade de ecossistemas

(    )  ...o homem, através de sua ação de degradação da natureza, é um dos principais responsáveis pela diminuição desta diversidade, isso prejudica várias espécies. Muitas já foram extintas, enquanto outras se encontram em vias de extinção. O desmatamento, a poluição de rios e solo e a caça predatória são as principais ações humanas que estão afetando negativamente a diversidade genética de vegetais e animais em várias partes do mundo.

(         )  Quanto maior for a riqueza de espécies e a rede de interações bióticas(interações entre seres vivos) num ecossistema, maior é a sua sustentabilidade ou a sua capacidade de resistir a desastres ambientais como secas e pragas de insetos.

(          ) São divididos em dois grupos: os aquáticos e os terrestres. A Floresta amazônica e o os recifes de Corais podem ser exemplos dessa diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário